Fandom

Cordel Wiki

Eventos actuais

13 páginas
nesta wiki
Adicione uma página
Falar0 Compartilhar

Eventos

Eventos.png

Tendo em vista a grande diversidade de documentos referentes à poesia popular, folhetos de cordel, seus manuscritos e xilogravuras nos acervos do Arquivo IEB-USP e a inexistência de quaisquer projetos de pesquisa sobre os mesmos nesta instituição, vislumbrou-se a possibilidade de promover duas palestras com pesquisadores que têm se ocupado destas temáticas. Sendo assim, foram convidados os professores Marco Antonio Gonçalves, do departamento de Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS-UFRJ), e Álvaro Silveira Faleiros, do departamento de Letras Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (LET-UNB).

No dia 13 de agosto de 2007, Marco Antonio Gonçalves ministrou palestra intitulada O Mundo Poético do Cordel Contemporâneo, apresentando alguns resultados da sua pesquisa de campo no Sertão do Cariri Cearense, nas cidades de Juazeiro do Norte e Crato, iniciada no ano de 2005.

No dia seguinte, 14 de agosto de 2007, Álvaro Silveira Faleiros ministrou palestra sobre A Fala na Escrita do Cordel, oportunidade em que procurou demonstrar os modos de transcrição da fala na poesia dos folhetos de cordel e, a partir daí, defendeu a necessidade de debater e propor sistemas de classificação contextualizada e de ferramentas teóricas para o estudo das coleções de cordel, xilogravura e registros de cantos populares de finais do século XIX à contemporaneidade.

Dando continuidade às atividades do grupo, foi promovida a palestra: Entre tempos e acervos: documentos de pesquisa de campo da cultura tradicional e popular, no dia 06 de dezembro de 2007, ministrada pela professora Maria Ignez Ayala, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Próximos:

Em construção

Também no Fandom

Wiki aleatória